23 de fevereiro de 2010

CLUBE DE CIÊNCIAS GAIA / O NATURALISTA AMADOR:



As atividades desenvolvidas no Clube de Ciências têm como objetivo despertar a criança para o que é ser um naturalista amador. Um naturalista amador nada mais é que um apaixonado pela vida. Para ser um naturalista amador não é necessário ir a grandes florestas tropicais. O jardim de sua casa é um grande e fascinante laboratório de estudos. Uma formiga é tão interessante quanto um elefante, o comportamento de uma aranha tão curioso quanto um macaco e, uma simples lagartixa, tão fantástica como uma onça (Durrell,1984).
Uma das grandes coisas de um naturalista é que ele já nasce com tudo que é preciso: olhos, ouvido, olfato, paladar e tato. Esse equipamento até pode ser completado com instrumentos fabricados pelo homem, mas para os grandes naturalistas que já existiram, com uma simples lente manual já era possível fazer descobertas fascinantes (Durrell,1984).

A criança em essência é um naturalista!

O projeto o naturalista amador, visa incentivar a descoberta lúdica do mundo que nos cerca e com isso a manutenção do interesse pela vida e seus mecanismos, em todos os aspectos.
As pesquisas científicas e atividades práticas realizadas no Clube são incorporadas através de atividades artísticas tais como: teatro, desenhos, modelagem,danças,pinturas,brincadeiras,músicas,etc.

DURRELL, Gerald. O Naturalista Amador. Um guia Prático ao Mundo da Natureza. São Paulo; Martins Fontes.1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário